X prepara lançamento do “Smart Cashtags” com preços em tempo real de cripto e ações
Nova funcionalidade da plataforma de Elon Musk deve integrar dados financeiros, discussões de mercado e pode abrir caminho para trading dentro do app
A plataforma social X, controlada por Elon Musk, está desenvolvendo um novo recurso chamado Smart Cashtags, que permitirá aos usuários acompanhar movimentações de preços em tempo real de criptomoedas e ações diretamente no aplicativo. O lançamento está previsto para o próximo mês.
Segundo publicações feitas no domingo pelo chefe de produto da plataforma, Nikita Bier, o novo recurso também oferecerá acesso a informações técnicas de contratos inteligentes, além de um sistema de “menções” que reunirá discussões recentes, notícias e dados relevantes sobre cada ativo, incluindo empresas e equipes por trás dos projetos.
“X é a melhor fonte de notícias financeiras — e centenas de bilhões de dólares são movimentados com base no que as pessoas leem aqui”, afirmou Bier. De acordo com ele, a empresa pretende coletar feedback dos usuários antes do lançamento público do Smart Cashtags, previsto para fevereiro.
Trading dentro do app entra no radar
Imagens conceituais compartilhadas internamente indicam que o Smart Cashtags pode ir além da simples exibição de preços. Um dos mockups sugere a presença de botões de “Buy” (Comprar) e “Sell” (Vender), levantando expectativas sobre a possível integração de negociação de ativos diretamente dentro do X.
Até o momento, porém, a empresa não divulgou detalhes sobre como esse recurso funcionaria na prática, nem confirmou quando — ou se — o trading in-app será oficialmente lançado.
Segunda tentativa após recurso removido
Esta não é a primeira investida da plataforma em funcionalidades financeiras. Em dezembro de 2022, o X lançou um sistema de Cashtags que exibia gráficos de preços de Bitcoin, Ethereum, além de ações e ETFs. Na época, os dados eram fornecidos pela TradingView e incluíam links externos para corretoras como a Robinhood.
O recurso acabou sendo removido posteriormente. Agora, o Smart Cashtags surge como uma versão mais robusta e integrada, alinhada à ambição de Musk de transformar o X em um “Everything App”, conceito defendido desde a aquisição da plataforma em outubro de 2022.
Infraestrutura regulatória avança
O avanço de recursos financeiros no X não ocorre no vácuo. A empresa já obteve licenças de transmissor de dinheiro em pelo menos 25 estados dos Estados Unidos, passo essencial para habilitar pagamentos digitais. Ainda assim, não está claro quão perto a plataforma está de permitir pagamentos nativos — inclusive com criptomoedas.
Procurada, a empresa não comentou oficialmente sobre o cronograma nem sobre os detalhes regulatórios do novo recurso.
Críticas sobre conteúdo cripto e algoritmo
O anúncio do Smart Cashtags ocorre poucos dias após críticas da comunidade cripto, que acusou o X de suprimir conteúdo legítimo sobre criptomoedas, enquanto permitiria a proliferação de spam nas timelines.
Bier respondeu às críticas em uma publicação que acabou sendo deletada, classificando as acusações como um mito. Já Musk afirmou que a equipe planeja tornar o algoritmo de recomendação do X open source nos próximos dias, em uma tentativa de aumentar transparência e confiança.
Caso seja implementado como esperado, o Smart Cashtags pode posicionar o X como um hub central de informação e ação financeira, conectando notícias, dados de mercado e, possivelmente, negociação de ativos — incluindo criptomoedas — em um único ecossistema.
Fonte: Publicações de Nikita Bier no X; informações divulgadas pela plataforma
🎓 Quer aprender a usar o Bitcoin para conquistar liberdade financeira? Conheça meu curso Soberania Crypto no site www.oandrecosta.com.br.



